O contraste radiográfico é alvo de diversas questões formuladas em concursos públicos! aqui, você vai ficar por dentro das informações mais cobradas e relevantes sobre Contraste radiográfico para concursos públicos!
O que é Contraste Radiográfico
O contraste radiográfico pode ser definido como a diferença entre as densidades das estruturas registradas em um filme radiográfico, máximo (preto) e mínimo (branco) da imagem radiográfica, podendo ser influenciado pelo nível de exposição e pela radiação espalhada. Quanto maior a diferença das densidades maior é o contraste obtido em uma imagem radiográfica.
O fator de qualidade para controlar primariamente o contraste é o KV, também chamado de KVP ou DDP (diferença de potencial) que define um feixe de maior ou menor qualidade, quanto maior a qualidade mais energético é o feixe, e quanto menor a qualidade menos energético. Quando o KV tem uma alta qualidade obtém um grande poder de penetração sendo assim chamado de raios duros, o mesmo vale para quando se tem uma baixa qualidade sendo chamado de raios moles.
Alto contraste
- Pouco tons de cinza
- Visto com facilidade o que é negro e o que é branco
Baixo contraste
- Difícil visualização do que é negro e o que é branco
- Muitos tons de cinza
Latitude de Contraste
Grande latitude de contraste
- Muitos tons de cinza
- Muitos sub tons presentes do branco ao negro.
- Alta kilovoltagem = Baixo contraste visual e grande escala de contraste
Baixo contraste
- Poucos tons entre o branco e o negro
- Baixa kilovoltagem = Alto contraste visual e curta escala de contraste